segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nilson do Amaral Fanini - Uma Pilastra do Evangelismo Mundial

Ainda me lembro! Sua chegada à Niterói trouxe um clima de novidade e surpresa. A Primeira Igreja Batista da cidade passara por um período de debates e muita oração para escolher um novo pastor para suas ovelhas. Éramos todos jovens com sonhos a serem realizados e depositávamos nossa fé em Jesus de uma forma impulsiva e com muito entusiasmo. Assim, a vinda do Pr Fanini significava experimentar uma liderança diferente e, iniciar um ciclo de atividades que desafiasse os tempos de mudanças esperados nos diversos setores da sociedade brasileira. O ano era 1964. Mais tarde iríamos descobrir como o nosso país precisava de homens e mulheres da estatura de Fanini e Helga. A palavra ungida do servo de Deus e a altivez de sua companheira, logo contagiaram toda a congregação e levaram todos os membros da Igreja a seguirem a alegria daquele casal abençoado. Unidos e pacificados todos voltaram-se para o trabalho de crescimento cristão intra e extra muros de nossa instituição cristã. Foram anos de grandes conquistas de almas para Jesus.

A Primeira Igreja Batista de Niterói conheceu uma expansão tanto material quanto espiritual durante a gestão Nilson Fanini cuja coragem em empreender era acompanhada de uma capacidade incomparável de emprestar autoridade à pregação do evangelho e convencer infinitas almas a aceitarem Jesus como Salvador. O evangelista entretanto, jamais se distraía de sua responsabilidade na questão doutrinária de suas ovelhas. Aos domingos pela manhã sermões de exortação bíblica; à noite chamamento para as numerosas conversões de almas para Jesus.


A primeira década de sua gestão foi um marco do trabalho batista das Igrejas do Brasil. Logo a notícia de sua palavra firme no evangelismo em Niterói, repercutiu de maneira positiva em Houston-EEUU e aquela Junta Missionária passou a colaborar de forma decisiva na agenda da Primeira Igreja. Iniciava-se assim uma parceria abençoada na trajetória do evangelismo mundial e, as Cruzadas Fanini levou o nome de Jesus às populações dos quatro continentes e com ele a salvação de suas almas. Milhões de pessoas tiveram então, a oportunidade de aceitar Jesus Cristo como "Caminho, Verdade e Vida" para suas vidas.


E, assim as incontáveis experiências de conversões traziam frutos para o rebanho, para as igrejas e colocavam o jovem Pr. Fanini na galeria privilegiada dos grandes evangelistas mundiais.


Durante quatro décadas foi construindo - se como pilastra de sustentação do evangelismo mundial. Pioneiro e desbravador sabia que tudo era feito porque colocava como coluna de seu trabalho a Palavra de Deus. "O Homem e seu Livro" absteve-se de editar obras escritas para privilegiar o domínio da Bíblia na vitória da salvação dos pecadores.


Por várias vezes tive o privilégio de acompanhá-lo ao aeroporto após o culto dominical noturno. Lá ia o Pr. Fanini de sobretudo e chapéu, acenando, em seu embarque, para os amigos, colaboradores e, claro, para sua fiel e exemplar companheira, em busca das almas perdidas nos mais longínquos lougradores deste planeta Terra. A elegância e o talento sempre dedicados a fazer com classe e distinção a obra para qual o Senhor o designou. Um ícone, um astro de luz própria, uma vida predestinada ao sucesso mas, acima de tudo um servo obediente à ordem do Senhor.


Jamais esquecerei o tom carinhoso com que mencionava a família tão amada, ou no púlpito de suas pregações inspiradas, ou nas reuniões sociais e festivas onde sempre comparecia pensando nas "guloseimas" que gostava de degustar:


"Minha Helga, meu Otto, meu Beto, minha Margareth" e "quem mais chegar"- nunca como um título de posse mas antes, como o ninho aconchegante onde reabastecia as energias para continuar sua obra espiritual.


Este homem de contradições acentuadas deixou um legado! Seu trabalho transcende sua vida porquanto sua missão foi cumprida com a dignidade de um ungido e na dimensão de um escolhido de Deus.


A Igreja que pastoreou até a chamada final já sugere sua função - abrigar o Memorial Pr. Nilson do Amaral Fanini - uma pilastra do evangelismo mundial!!!!!


"Quando o Salvador chamar a mim e a ti"


Ave Fanini - nosso amado pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário